Anéis de Curso – Regresso de uma Tradição:

Anéis de Curso

Uma Jóia que representa o orgulho pela profissão escolhida. O Símbolo da conclusão de uma etapa muito especial.

Anéis de Curso - Regresso de uma Tradição:

O uso do anel de curso decorre de uma moda que, ao que tudo indica, foi fortemente impulsionada pelas ourivesarias, a partir da década de 1950.

Os anéis de curso acabaram por caíram a desuso, não só por questões económicas como pelo facto da ostentação deste tipo de anéis ser vista como uma presunçosa afirmação de superioridade (a vaidade de ostentar um grau académico perante os outros). Por consequência muitos anéis foram guardados na gaveta.

Nos dias de hoje, os anéis de curso voltaram a ser utilizados no meio discente universitário português, sendo uma transposição dos anéis doutorais. Inicialmente usados nos doutoramentos, chamados de anéis doutorais, o anel de curso ganhou outra visibilidade ao ser aplicado também nas licenciaturas. O que outrora foi símbolo de vaidade, hoje, ganha nova vida e representa o orgulho de um momento tão importante na vida de um estudante!

Qual o material base de um anel de Curso:

Tradicionalmente, o anel de curso era sempre em Ouro 19.2 Quilates com uma pedra que representa a cor oficial da Faculdade. Actualmente, o material base do anel continua a manter a sua tradição de utilizar ouro como base. No entanto, agora é possível optar por soluções mais em conta em diversos toques de ouro, como por exemplo, ouro de 9 quilates em vez do tradicional Ouro de 19.2 quilates (O ouro português).

Modelos de Anéis de Curso:

Hoje em dia existe uma grande variedade de modelos que pode escolher e adaptar consoante o curso. Os anéis são feitos com a aplicação de técnicas inovadoras como a gravação a laser das insígnias académicas. Existem vários modelos produzidos em Ouro Branco e Amarelo.

Os modelos têm sempre uma pedra com a cor oficial da Faculdade, havendo também faculdades com duas cores, portanto existe também modelos com 2 pedras.

A simbologia e as cores dos anéis são aliados ao design, qualidade e personalização.

Quais os motivos que são gravados no anel?

São gravados nas laterais dos anéis, os símbolos oficiais e tradicionais relacionados com o curso em questão.

Em conclusão, os anéis de curso eternizam memórias únicas da vida dos estudantes. O anel de curso é uma memória intemporal!

Aneis de curso