Alianças de Ouro – Conhecer o ouro – Tipos de Ouro

Alianças em Ouro

As alianças de Casamento são um símbolo importante no Casamento – O símbolo da união e amor eterno. No momento de escolher as Alianças de Ouro, convém iniciar este processo com alguma antecedência, pois é necessário ter em consideração diversos factores.

A escolha das Alianças de Ouro

A escolha das alianças pode parecer uma tarefa fácil, mas não é! Há muitas opções de escolha, cada vez mais. Diferentes materiais e modelos podem confundir na hora de escolher a aliança de casamento. Os noivos têm de ter em consideração a harmonia estética das alianças com as diferentes características das suas mãos. Factores como formato dos dedos, tonalidades da pele, tamanho das mãos, têm influência na escolha das alianças perfeitas.

Modelos de Alianças de Ouro

As alianças independentemente do modelo escolhido podem ser produzidas em ouro amarelo, branco ou rosa. Dentro dos modelos de alianças temos dois grupos principais: Alianças tradicionais (ou clássicas) e Alianças Modernas (contemporâneas). Na altura de comprar as alianças de ouro é fundamental estar minimamente consciente no que diz respeito ao material da aliança, o metal precioso – O ouro.

Tipos de Ouro - Quilates

O que determina o teor (quilates) do ouro? É a proporção de liga (metais adicionados – prata, cobre ou paládio) que são adicionados ao ouro para lhe conferir a resistência suficiente para tornar utilizável. A cor da aliança é dada através das proporções dos metais utilizados.

Ouro 9 Quilates ou 19.2 Quilates?

Regra geral, em Portugal, as alianças são de ouro de 9 ou 19.2 quilates. A grande dúvida, geralmente, coloca-se entre escolher a de 9 e a de 19 quilates. Uma aliança de 19.2 quilates contém 80% de ouro puro e 20% de outros metais, enquanto a de 9 quilates contém apenas 37,5% de ouro puro.

A olho nu, as alianças quando saem da loja são aparentemente iguais. As alianças de Ouro 19.2 quilates são geralmente o dobro do preço das de 9 quilates. Mas com o tempo, as alianças com 19.2 revelam-se mais resistentes aos riscos e a oxidação.

Então, cabe aos noivos decidirem se vale a pena ou não investir numas alianças de casamento mais caras. Em conclusão, se puder, escolha bem e opte por alianças de casamento com mais qualidade, as de ouro 19.2 quilates (o ouro Português).